sábado, 23 de junio de 2012

La Consolata en Moçambique

Também No Niassa vivemos a nossa Festa
Convocados para um dia de fraternidade missionária o grupo dos Missionários da Consolata presentes na Diocese de Lichinga, congregara-se na Paróquia de Cuamba, para celebrar e honrar a Vigem da Consolata.
.
A celebração do dia da Consolata começou às 06:30 hs. com a celebração solene das Laudes e da Eucaristia, para este especial momento nos acompanharam a irmãs da Imaculada Conceição e as leigas da Consolata Inês e Mariana que vivem a missão em Mecanhelas.
Na homilia o padre Edilberto, Presidente da celebração, convidou-nos a sentirmo-nos convocados pela Consolata para viver de modo especial a nossa Consagração religiosa e a ter um coração universal para unidos a todos os Missionários da Consolata no Mundo renovar o nosso Ministério de consolação dos pobres, dos oprimidos no meio das mais diversas culturas.
[Desenho]Na reflexão, o padre Edilberto chamou atenção dos presentes para evitarem algumas das tentações da missão, nomeadamente: o perigo do embrutecer-se (quer dizer abandonar a formação permanente enquanto a formação teológica, bíblica, política, antropológica, etc), empobrecer-se culturalmente (o perigo da absolutização de uma cultura com a tendência a encerrar-se em vez de se abrir ao diálogo com outras culturas); o risco de se envelhecer aceleradamente (perder o gosto da renovação espiritual e das motivações da Consgração Religiosa e missionária) e por último a tentação da mediocridade na vivência da Consagração religiosa.
A homilia concluiu citando as frases da liturgia do dia: não se esqueçam os teus braços” o Senhor teu Deus está em meio de ti, um certeza que não podemos por em dúvida e que nos anima para continuar a dar a vida nos nossos espaços de missão. Ele nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar Cientes de que só no Senhor encontramos a força espiritual e a motivação fundamental para o nosso ser missionário. 

Concluída a celebração eucarística dedicamos todo o resto da manhã para a partilha espontânea da vida e da missão, o único programa que tínhamos, e quando eram as 12:00 horas nos congregamos de novo no alpendre da casa paroquial para um almoço fraterno entre nós missionários da Consolata e leigos/as da Consolata.
Foi um momento ímpar para a fraternidade, as comunicações, a organização da viagem do grupo para a Conferência regional (a ter lugar no Guiúa de 2 a 12 de Julho) e para degustar uma boa Lasagna preparada pelo nosso irmão Gerardo.
Nossa Senhora da Consolata, Rogai por Nós!
Pelo grupo do Niassa
Pe. Álvaro López



No hay comentarios: